Perguntas e Respostas
Nesta parte explicamos de forma resumida e ilustrativa o Fim dos Tempos, seja qual for sua opinião ou conhecimento sobre ele.
Para maiores informações sobre o anticristo: Anticristo quem é, bíblia e simbologia.
- 1 – Dúvidas gerais.
- 2 – Pessoas que tem pouco entendimento do cristianismo.
- 3 – Pessoas que acreditam na Bíblia e católicos não praticantes.
- 4 – Católicos praticantes.
- 5 – Tribulações e catástrofes.
- 6 – Terremotos.
1 – Dúvidas gerais
Deus está nos avisando sobre o fim dos tempos? É para nossa geração?
PARA QUEM: Todos
Para evitar profecias sensacionalistas, este site leva em consideração para essa questão apenas três profecias, primeiro o de Vassula Ryden, no qual algumas profecias dão a entender que ela ainda estará viva quando acontecer alguns pontos chaves. O segundo é Mediugorie que possui dez segredos a serem revelados ainda com os videntes em vida, mas não se sabe se tais segredos se referem ao juízo final e a segunda vinda. O terceiro é Garabandal que mesmo não sendo reconhecido pelo bispo local, o acontecimento do Aviso (no qual as pessoas verão dentro de si os pecados que cometeram) e o Milagre que se segue acontecerão com os videntes em vida.
Nossa Senhora avisou por meio de profecia em Fátima que a primeira e a segunda guerra foram castigos para a humanidade, e faz tempo que não há castigos, imagina os castigos que receberão o homens se não se converterem.
Há um artigo específico na seção Sinais dos Tempos falando se será para a nossa geração todos os acontecimentos.
Sempre houve profecias falando sobre o fim, mas não ocorreram?
É necessário distinguir entre as verdadeiras e as falsas profecias:
As profecias verdadeiras sempre falam de sinais em unidade com a Bíblia. As falsas profecias se concentram muito em datas e são completamente desconectadas de um plano de salvação de Deus.
As profecias marianas de hoje falam em proximidade, é verdade, mas estão em coerência com as profecias bíblicas de purificação e esperança. Vimos recentemente como falsas profecias quando falam de planetas em colisão com a terra como Nibiru ou Hercólubus e vinda de extraterrestres.
Profecias do passado (La Salette, Santos da Igreja) e as atuais como as de Vassula Ryden, Mediugorie, Fátima, Padre Gobbi e muitas outras guardam coerência entre si.
2 – Pessoas com pouco entendimento sobre o assunto, os que não tem fé cristã:
Como vou saber que a solução para as tribulações profetizadas são oração, Maria, e os sacramentos da Igreja Católica?
PARA QUEM: Não cristãos, Apenas acreditam na bíblia
1 – Apenas as profecias católicas previram com tanto acerto e detalhes sobre o que ia acontecer no futuro da humanidade veja que começa com:
– Nossa Senhora em Fátima – muitas profecias se cumpriram e o terceiro segredo se referem a tempos que irão se cumprir.
– Aparições em La Salette que revelam não apenas a crise da Igreja, mas muitos acontecimentos a serem realizados e que começaram a ocorrer.
– Aparições em Mediugórie – sobre os segredos que irão ser revelados e serão realizados. É um centro de peregrinação de milhões de pessoas.
– Santos da Igreja previram os tempos de hoje de diferenciação do joio do trigo, quem segue e não segue o Senhor, e o que se passará na Igreja como Santa Ângela, São Nilo, São Padre Pio, São Malaquias, São Bosco, Santa Faustina e outros.
2 – Aparições de hoje em dia – Hoje em dia muitas aparições e revelações têm sido dadas a católicos, com milagres e sinais e muitas conversões. Quase não há relatos de pessoas de outra religiões de revelações que falem mal da Igreja Católica.
3 – Não confundir com previsões de ocultistas, espíritas e Maias, que podem ter influência de seres malignos que estes ao saberem as profecias de Deus, usam as profecias sobre tribulações falando que virá uma nova terra sem precisar do arrependimento e oração, além de não assumir a segunda vinda de Cristo, e não possuem frutos de conversão.
Por que as profecias acontecerão conforme a doutrina da Igreja Católica diz sobre o que é ou não é pecado?
PARA QUEM: Não católicos
O testemunho, os frutos são os principais sinais da veracidade de uma profecia, isso não falta nas nas aparições mais conhecidas. A Igreja Católica tem uma longa e rígida tradição de verificar as revelações e suas fontes antes de as confirmarem. As grandes revelações estão mesmo na Igreja Católica, porque Deus escolheu uma Igreja para que não sejamos confundidos em várias religiões.
Mais informações sobre a lógica das manifestações: www.sinaisdostempos.org/sinais
3 – Pessoas que acreditam na Bíblia e católicos não praticantes:
Há um período de tempo determinado que antecede a Vinda de Cristo ou Fim dos tempos?
PARA QUEM: Cristãos em geral.
Sim, em Mateus 24,3 os discípulos perguntam a Jesus: “o sinal da tua vinda” e “do fim desta época”.
E Jesus explica os sinais e completa: “Tudo isso será o princípio das dores” (v. 8), ou seja, haverá dores que terão começo, meio e fim.
Depois fala de algo específico na Igreja, a “abominação” no lugar santo, algo impuro que estará na Igreja e será um escândalo para Deus, com cessação da Missa que é o Sacrifício Perpétuo.
E completa falando da extensão mundial e período do apocalipse: “Pois naquele tempo haverá grande tribulação, tal como não houve desde o princípio do mundo até agora, nem tornará a haver jamais.” (v. 21)
E específica algo após o período: “Logo após a tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará sua claridade…” (v.29) E algo mais ainda específico: “aparecerá no céu o sinal do filho do homem” (v. 30).
4 – Católicos praticantes:
É necessário um longo processo de conversão para ler as profecias e mensagens?
PARA QUEM: Católicos praticantes.
As profecias e mensagens se inserem na mensagem cristã, porque fazem parte da mensagem de esperança e temor que desperta o evangelho. Também é para que creiam, uma vez que foi profetizado:
“E disse-vos agora estas coisas, antes que aconteçam, para que creiais quando acontecerem.”
(João 14,29)
Quando um pessoa está sendo evangelizada, seja qual for a instituição ou carisma que está evangelizando, deve proclamar o fim dos tempos com esperança porque desta muitos irão precisar; e temor para os que que riem passem a ter seriedade, quando acontecerem as coisas, e considerarão a proposta de Deus com mais cuidado e menos desprezo.
Nós fugimos do pecado não apenas para herdar o Céu, mas também a Nova Terra.
Mais sobre: Porque divulgar.
Tenho que esperar aprovação ou pronunciamento da Igreja para acreditar nas profecias de aparições ou revelações recentes?
PARA QUEM: Católicos praticantes.
Sabemos que a Igreja só se pronuncia depois de cessado as aparições ou proclamar um envolvido como Santo. O problema é que vivemos uma situação diferente no fim dos tempos, não dará tempo para aprová-las justamente porque as aparições falam sobre o fim dos tempos e é guia nesse tempo.
A Igreja Católica dá a seguinte autorização:
Depois de terem sido ab-rogados os cânones 1399 e 2319 do C.D.C. graças a intervenção do Papa Paulo VI em AAS 58 (1966) 1186, os escritos referentes a novas aparições, manifestações e milagres etc, podem ser espalhados e lidos pelos fiéis, mesmo sem licença expressa (imprimatur) da autoridade eclesiástica, contanto que se observe a moral cristã.
Ou seja, podem ser espalhadas as mensagens, mesmo ainda as que não foram julgadas oficialmente como sobrenaturais. Não se antecipamos ao juízo da Igreja e a ele se submetemos.
Não esperemos que o fim dos tempos só aconteça quando o Papa aprovar, porque isso não faz sentido, teremos pouco tempo.
Mais informações sobre revelações privadas: www.sinaisdostempos.org/revelacoes
Sou católico praticante e já tenho serviço na Igreja, então por que preciso saber ou divulgar o fim do tempos sabendo que só Deus sabe a hora?
PARA QUEM: Católicos praticantes.
Só Deus sabe a hora da vinda, mas há na Bíblia muitos sinais que mostram a chegada do período do fim dos tempos: Mateus 24, Lucas 21, 2Timoteo 3 e 4, Joel 3, Apocalipse 3. Ver a pergunta mais acima: Há um período de tempo determinado que antecede a Vinda de Cristo ou Fim dos tempos?
Precisa divulgar para:
- Para que os cristãos e não cristãos tenham a visão correta da perseguição da Igreja no contexto atual, devido ao aumento da perseguição a Igreja, dando a conhecer que é sinal de que está próximo da vinda (Lc18,8*), os que não são fiéis saberão que este é apenas um tempo de provação e perseguição, e que depois se sucederá o triunfo definitivo de Deus, e não um tempo de derrota definitiva da Igreja, fazendo eles se afastarem mais ainda da Igreja.
- Para que tenham a consciência de que todas as catástrofes que acontecem e virão é porque o ser humano atraiu a cólera divina pecando, e não porque o planeta terra está se auto destruindo, porque se fosse assim ninguém mais teria esperança, então é dever nosso de cristãos da a verdadeira esperança a eles.
- Para que muitos não sejam enganados pelas profecias não cristãs da Nova Era, que sabem que virá o fim dos tempos, mas que seria apenas uma transição sem passar pelo julgamento final e arrependimento das falsas doutrinas.
Muitos vão querer se perder aproveitando e acreditando ser estes os últimos dias da humanidade, devido a conceitos ateus de fim dos tempos ou fim do mundo, aproveitarão o prazer material porque acharão ser o fim deste, não sabendo que esta é a causa da maior ruína, mas se darmos a eles a certeza das profecias que acontecem e a esperança, eles passariam a acreditar e temer a Deus pela causa e efeito.
“Por acaso não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que estão clamando por ele dia e noite? Porventura tardará em socorrê-los? Digo-vos que em breve lhes fará justiça. Mas, quando vier o Filho do Homem, acaso achará fé sobre a terra?”
Lucas 18, 7-8
Mais informações sobre o porquê divulgar: www.sinaisdostempos.org/divulgar
Não temos que saber quando é o fim dos tempos porque o que importa é viver o hoje?
Sabemos que a conversão é diária, e o evangelho nos lembra que não sabemos o dia nem a hora por isso devemos vigiar, então é um motivo a mais para a conversão e vigiar, e também há a urgência da conversão do próximo e devemos atentarmos para a evangelização. Sabemos que poderíamos dar mais de si se soubéssemos mais da urgência do que está por vir.
Em Mediugórie, Santa Maria diz para que apressemos a nossa conversão. Os sinais são para que as pessoas acordem do sono e saiam da acomodação porque são grande maioria os que dormem.
5 – Tribulações e catástrofes:
Por que as tribulações cairiam sobre nós? Quais as causas das tribulações?
PARA QUEM: 5 – Todos
Em Fátima, Nossa Senhora alertou: “A guerra vai acabar, mas se não deixarem de ofender a Deus, no reinado de Pio XI começará outra pior.” A primeira guerra que Ela menciona terminou, e o mundo continuou pecando e depois começou a Segunda Guerra, esta terminou e a humanidade continuou a se afastar de Deus e a perseguir as Igrejas cristãs, então você pergunta: Quando virá o próximo castigo?
Porque Deus vai dessa vez fazer a colheita final pela tribulação final, separando os justos dos injustos. A tribulação sobre o mundo ajudará a purificar a humanidade fazendo essa separação: “A colheita é o fim do mundo. Os ceifadores são os anjos assim como se recolhe o joio para jogá-lo no fogo, assim será no fim do mundo.” (Mt 13, 39s).
De Nossa Senhora de La Salette (reconhecida pela Igreja) tem um trecho: “Então Jesus Cristo, por um ato de sua justiça e da sua grande misericórdia para com os justos, ordenará a seus anjos que todos os seus inimigos sejam mortos.”
Quais são as causas das tribulações?
PARA QUEM: 1- Não cristãos ou pouco acredita, 2 – Acreditam na bíblia, 3 – Católicos não praticantes
Muitas são enumeradas:
- Apostasia: a perda geral da fé por meio da indiferença a Deus e seus sinais e milagres.
- Ofensa a Deus em vários lugares do mundo inteiro, dentro e fora da Igreja.
- As purificações dos justos e injustos.
- O esfriamento da caridade do homem hoje, leva a ter famílias cada vez mais sem paz. Ex. Crise da Família, início da crise social. O que leva a mais pais separados, e mais crianças e jovens longe dos pais.
- Jovens indiferentes a vida e buscando a autossatisfação e pecados carnais. Ex. É só ir no google e digitar: jovens de hoje violentos.
- Os católicos que poderiam rezar mais, se omitem.
- Os más pastores e clero da Igreja que se omitem na suas tarefas de fazer o bem e agradar a Deus. Mas o principal é a falta de sacerdotes que estão em um número menor proporcionalmente em relação a população geral. Os sacerdotes são os que carregam os sacramentos que são tão essenciais.
Em Jerusalém caiu a torre em alguns galileus, mas não eram tão pecadores quanto os outros:
“Ou cuidais que aqueles dezoito homens, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, foram mais culpados do que todos os demais habitantes de Jerusalém?
Não, digo-vos. Mas se não vos arrependerdes, perecereis todos do mesmo modo.”
(Lucas 13,1-5)
Porque as tribulações são catástrofes?
PARA QUEM: 5 – Todos
Deus utiliza as grandes tribulações coletivas (além das individuais) como terremotos, tsunamis, fomes e doenças para purificação e ter um ganho maior de almas por que:
As catástrofes naturais mexem profundamente com o homem e os valores que ele dificilmente quer largar, assim, se ele é materialista e individualista hoje, nas catástrofes vai poder se contentar e ver que pode ser feliz com pequenas coisas e passar a ajudar o próximo, valorizar a vida e menos os seus apegos que o afasta de Deus.
6 – Terremotos:
Terremotos são culpa de Deus ou dos homens?
Do ponto de vista material é culpa apenas da natureza. Para o pessoal da Nova Era é um desequilíbrio. Parar apenas na natureza, seria adesão a um mundo em que Deus é apenas alguém distante, que fez a criação e se afastou dela.
Se considerarmos que há toda uma história de Deus para salvar os homens com citações bíblicas fazendo menção de terremotos do antigo ao novo testamento, não podemos ficar indiferente à Bíblia. Profecias servem para causar impressão, a conversão vem de impressão que temos do real, geralmente um impacto de algo que não víamos antes.
O que o homem faz para atrair de desgraça para si por meio de suas más ações, requer uma grande purificação, não é questão de Deus punir, mas dar um pausa para que o homem não se torne pior.