Banner do sinais dos tempos fotos de cruz no céu, catástrofes e paraíso

Catecismo ou Youcat? Importância de ler a doutrina

O objetivo desse artigo é mostrar que o Youcat não substitui o Catecismo e incentivar a lê-los, mas aquele é incentivo para iniciantes se interessarem pela doutrina, e também que não deixem de comprar o Catecismo da Igreja Católica (CIC), já tendo se interessado pelo Youcat. Achar que ele substitui o Catecismo é dizer que é inútil muito do que está escrito neste, o que não é verdade, já que o Youcat faz resumo de muitos parágrafos, perdendo assim muito texto reflexivo e informação básica. O Catecismo usa termos mais universais o que fica mais fácil para pesquisar e refletir. Três pontos foram escolhidos, um de oração, outro castidade, e outro Igreja.

Um dos pontos importantes e que ajudará a pessoa compreender a fé e ensinar às outras é a questão da castidade, foi escolhido o tópico principal “Integridade da pessoa” (nome no Catecismo) com as duas perguntas que o Youcat resumiu disso.

No Youcat diz:
“casta é a pessoa que assumiu conscientemente a sua sexualidade e a integrou bem na sua personalidade... Uma pessoa que vive castamente não é um joguete dos seus desejos, mas vive conscientemente a sua sexualidade pelo amor e como expressão desse amor” (Youcat 404)

Parece mais obscuro que os termos usados pelo Catecismo que diz:
“A dignidade do homem exige que ele possa agir de acordo com uma opção consciente e livre, isto é, movido e levado por convicção pessoal e não por força de um impulso interno cego ou debaixo de mera coação externa.” (CIC 2339)

Pouco se sabe o que seria integrar na sua personalidade, e ser escravo do desejo está incompleto no Youcat. Mas no Catecismo acrescenta a palavra livre, e parece clarificar mais que a pessoa não deve ser coagida externamente pela mentalidade do mundo ou escrava de impulsos do instinto, sendo estes dois os fatores que impedem que a pessoa aja livre e consciente. Ou mesmo quando um namorado coage a mulher a ter relações para não perder o relacionamento.

O Catecismo também cita outras coisas que não estão no Youcat, de 2340 a 2344 do CIC. Os meios para a castidade, como conhecimento de si, prática da ascese (esforços, penitência), fidelidade a oração e outros. Cita também a virtude da temperança que comanda a castidade e o católico que ensina deve ir atrás para saber sobre essa virtude.  Cita em outro parágrafo que é trabalho de longo prazo e que não pode considerar definitivamente adquirido. Em outro diz que possui leis de crescimento passando por graus. E que é também um esforço cultural porque o homem desenvolve-se em comunicação com os outros. Veja que ele fala da purificação dos meios sociais, cabe ao leitor saber meditar.

No Youcat não cita que a castidade “desabrocha na amizade ao próximo” como diz o Catecismo, isso também é importante porque mostra que tendo uma castidade, a pessoa pode conseguir relacionamentos sadios puros e indivisos, amar sem segundas intenções.

Sem dúvida o Catecismo da mais informações e usa termos que podem ser mais conhecidos e que resume o conhecimento sobre o homem.

Oração – meditação

Um dos assuntos importantes se refere a oração, apesar de nos dois livros não serem completos sobre isso, dão algumas informações básicas que poderiam ajudar a esclarecer de iniciantes a pregadores. Um ponto escolhido para compara os dois é sobre a meditação e a lectio divina, esta está dentro daquela.

O Youcat resume bem no ponto: “elevar nosso coração a Deus e dizer-Lhe que, nesse momento, estamos totalmente abertos ao que Ele nos quer transmitir através do texto lido ou da imagem observada” (Youcat 502). Enquanto o Catecismo consegue dessa forma: “pela humildade e pela fé, descobrimos os movimentos que agitam o coração e podemos discerni-los. Trata-se de fazer a verdade para se chegar à luz: ‘Senhor que queres que eu faça’” (CIC 2706). Dos métodos da lectio só é encontrado isso neles dois.

No Catecismo, por ter mais informações, e que podem servir inclusive para pregadores ou acompanhadores: “Geralmente utiliza-se um livro, Sagradas escrituras, imagens sacras, textos litúrgicos do dia ... a página do Hoje de Deus.” É mais abrangente ao mostrar que a meditação pode ser tirada não apenas de texto mas de fatos do dia a dia. Outra é: “Meditando no que lê o leitor se apropria do conteúdo lido confrontando-o consigo mesmo.” Fala do aspecto de conhecimento interior que possui a meditação. Uma no ultimo parágrafo diz: “a meditação mobiliza o pensamento, a imaginação, a emoção e o desejo” Que são meios de comunicar-se com o Senhor e fortificar a fé. Cita ainda o Rosário como meio de meditação e tão pedido por Maria hoje.

Igreja Católica – missão

Para admirar e participar da Igreja é bom saber a missão dela, o Youcat em apenas um parágrafo resume e ponto que achei significativo: ”A Igreja não é um fim em si mesma, ela tem de continuar o que Jesus começou, proceder como Jesus procederia” (Youcat 123).

Pelo Catecismo: “Por ser convocação para todos os homens para a salvação, a Igreja é, por sua natureza, missionária enviada por Cristo” e “enriquecida com os dons de seu Fundador” (CIC 767 e 768)

Uma leitura orante com estas passagens vai ajudar o recém convertido de que ele é enviado pelo próprio Cristo para evangelizar. Para compreender as coisas da fé não basta ver pelo conhecimento, mas uma leitura com meditação ajuda a esclarecer.

E o Catecismo avisa o que devemos saber: “A consumação da Igreja e, por meio dela, a do mundo, na glória, não acontecerá sem grandes provações” (CIC 769) Mesmo para quem acabou de se converter é importante que saiba disso. É também uma “união intima de Deus com os homens”

Para pessoas que iniciaram a conversão e não tem muito interesse em ler, católicos que não estão engajados em uma comunidade que dê formação e incentivos pessoais de santidade, como os paroquianos é bom o Youcat. Conforme for lendo, procurar depois o Catecismo como referência e por ter maior riqueza de texto, principalmente se a pessoa está engajada em algum serviço.

O Youcat possui figuras que ajudam a compreender alguns temas. Cada pergunta do Youcat é um resumo de muitos parágrafos do Catecismo e este a cada parágrafo tem outras referencias como documentos da igreja, ensinamento de santos e passagens bíblicas, no Youcat há menos desses materiais. Youcat às vezes usa comparações para explicar algo o que facilita para compreenderem, o leitor de qualquer um dos dois pode usar comparações para compreender e ensinar sobre a fé.

Autor:

Data: 05/11/2012
Voltar