Eucaristia

No final há os links.

“A Missa é, ao mesmo tempo e inseparavelmente, o memorial sacrificial em que se perpetua o sacrifício da cruz e o banquete sagrado da comunhão do corpo e sangue do Senhor. Mas a celebração do sacrifício eucarístico está toda orientada para a união íntima dos fiéis com Cristo pela comunhão. Comungar é receber o próprio Cristo, que Se ofereceu por nós.” (CIC 1382)

“A santa Missa é o sacrifício do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo que, sob as espécies do pão e do vinho, se oferece por mãos do sacerdote a Deus sobre o altar, memória e renovação do sacrifício da Cruz.” (Catecismo de São Pio X)

Explicação sobre o que é a Missa:

A Missa é onde ocorre a Paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, mas incruenta, ou seja, de forma que Jesus não sente dor. É a “Atualização da Paixão”. Por ser o mesmo Sacrifício da Cruz as pessoas recebem os mesmos frutos e graças que recebemos da Cruz há 2000 anos atrás. Veja o que o dogma da Igreja diz:

“Os frutos da oblação cruenta [sacrifício há 2 mil anos] se recebem abundantemente por meio desta oblação incruenta, nem tão pouco esta derroga aquela [cân. 4]. Por isso, com razão se oferece, consoante a Tradição apostólica, este sacrifício incruento, não só pelos pecados, pelas penas, pelas satisfações e por outras necessidades dos fiéis vivos, mas também pelos que morreram em Cristo , e que não estão plenamente purificados [cân. 3].” (Concílio de Trento 940)

Alguns dizem que a Missa é monótona, mas isso é um requisito para interiorizar a oração. Quando alguém morre sempre não se faz um minuto de silencio em honra daquela pessoa? Então se você tivesse lá há dois mil anos atrás estaria mesmo contemplando silenciosamente?

Na Missa tem alegria porque vencida a morte se manifesta o Ressuscitado, e isso nasce interiormente. A manifestação exterior não é a mais importante, porque precisa em primeiro lugar da manifestação de convicção interior.

Devemos ter cuidado do que NÃO é a Missa:

1. Apenas banquete e ceia espiritual – Muitos só veem a missa nesse sentido e esquecem que sem o Sacrifício não há nem mesmo a Hóstia, Corpo do Senhor. E como diz o Concilio Dogmático de Trento: ” Se alguém disser que o sacrifício da Missa… …que só aproveita ao que comunga … seja excomungado ” 950. Cân. 3. [cfr. n° 940]. A Missa não é apenas uma reunião comunitária.

2. Um curso de liturgia da palavra – Muitos só prezam e gastam tempo nessa parte da missa, enquanto que na hora da consagração (a mais importante) é tudo rápido.

3. Somente louvor e ação de graças – Observe o que diz o dogma: 950. Cân. 3. Se alguém disser que o sacrifício da Missa é somente de louvor e ação de graças, ou mera comemoração do sacrifício consumado na cruz(…) – seja excomungado [cfr. n° 940].

  • Uma ameaça contra a Missa: falso ecumenismo

    Um dos maiores erros é daqueles que se declaram acima de católico, um “cristão primitivo” e ao mesmo tempo “livre de barreiras do denominacionalismo” o que já é uma contradição já que se livra de denominação acaba por inventar outra…

  • Por que ir a Missa sempre?

    Um freqüentador de Igreja escreveu para o editor de um jornal e reclamouque não faz sentido ir à Igreja todos os domingos. “Eu tenho ido àIgreja por 30 anos”, ele escreveu, “e durante este tempo eu ouvi uns3.000 sermões. Mas…

  • A Missa segundo o mí­stico São Padre Pio

    Que nossos fiéis e leitores amigos possam tirar dessas palavras um caminho para melhor assistir a sua missa. Queria acrescentar aqui um pequeno comentário: onde fica, depois de se ler esta pungente entrevista a que distância entre esta descrição de…

  • Missa – o que disseram os santos

    A santa Missa é o sacrifício do corpo e do sangue de Nosso Senhor JesusCristo, oferecido em nossos altares, em memória do sacrifício da Cruz. OSanto sacrifício da Missa é oferecido: Para tanto há testemunhos de verdadeiros católicos que deram…

  • Missa no relato de Santo André em 70 D.C.

    Santo André, apóstolo, †70 Dia do Santo: 30 de Novembro *É conservada quase a mesma ortografia do livro original, repare na descrição da Missa. Quando começou o julgamento, Egeas (governador romano) tinha dito: “Es tu aquele Andre que derruba os…

  • Prisioneiro do Amor – mensagem de Jesus a Vassula

    EU SOU O PRISIONEIRO DO AMORHONRA OS MEUS SANTOS SACRAMENTOS 29.9.1989 Aleluia! O Senhor inclina-Se para me ouvirTodas as vezes que O chamo.O meu olhar está fixo em Vós, meu Senhor,penso em Vós incessantemente,Vós sois o meu Alimento,o meu Pão…

  • Milagre Eucarístico em Faverney – França, em 1600

    FAVERNEY – França, ano 1600 O Milagre Eucarístico que aconteceu em Faverney, na França consistiu numa notável demonstração sobrenatural de superação da lei da gravidade. Faverney está localizado a 20 quilômetros de Vesoul, no Departamento de Haute Saône, Região Administrativa…

  • Milagres Eucarí­sticos no século XIII

    HASSELT, Bélgica, ano 1317 Em 1317, um Padre de Viversel que ajudava na cidade de Lummen, foi solicitado a levar o Santo Viático (Sagrada Comunhão ministrada aos doentes e idosos) a um homem da aldeia que estava enfermo. Levando um…

  • O Milagre Eucarí­stico de Sousa na Paraí­ba

    O Milagre Eucarístico de Sousa na Paraíba O Santo Sacrifício da Missa transcorria em sua tranqüila e solene majestade na Igrejinha do Rosário, na cidadezinha de Sousa, perdida no sertão do Rio do Peixe, na Paraíba, quando gritos angustiados cortaram…

  • O mistério do milagre eucarístico em Itaúna MG

    O Mistério do “Milagre Eucarístico” de Itaúna – MG. O fato aconteceu em Itaúna, região central de Minas Gerais, a 85 km de Belo Horizonte e está chamando a atenção do mundo religioso no estado. No dia 8 de abril de…

  • Eucaristia: provas antigas de que sempre foi o corpo do Senhor

    A Igreja possui 2000 anos de exegese bíblica que não foi inventado por Constantino ou Lutero e sim trouxe dos apóstolos desde o I século, aqui é uma parte sobre o tema Eucaristia.Todos estes santos homens defenderam a fé contra…

  • Isto é o meu corpo: a Sagrada Escritura é mostrada a um protestante o que está escrito

    Numa discussão com um evangélico, coloquemos um trecho de um argumento de um protestante sobre o significado de: “Isto É o meu corpo” no qual ele considera simbólico e a resposta católica refuta de vez o argumento. Argumentos do Evangélico (David): Sobre…

  • Martí­rio de São Januário no século IV dá testemunho da Eucaristia

    São Januário(San Gennaro) e companheiros †305 Aprisionado e exigido que prestasse homenagem aos deuses. Diante do tribunal, São Januário foi reprovado pelo pró-consul Timóteo, que lhe apresentou a seguinte alternativa: “Ou ofereces incenso aos deuses, ou renuncias à vida“. —”Não…

  • Testemunhos de experiências com a Eucaristia

    “Eu sou o PÃO VIVO DESCIDO DO CÉU . Quem comer deste PÃO viverá eternamente. O PÃO que eu DAREI é a minha carne para a VIDA DO MUNDO” (Jo 6,51).Jesus usa o futuro “DAREI a minha carne para a vida do mundo”, anunciando a…